Iniciamos (turma 51 e turma 52, orientados pela professora Nara Dalagnõl
Borcioni) nossa aventura refletindo, durante o Seminário de Estudo, sobre a construção
da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine De Saint-Exupéry.
O diálogo propôs a análise discursiva (escolhas linguísticas, elementos que
compõem a narrativa), bem como a observação de elementos que perpassam o discurso.
Seguimos, então, para a continuidade da nossa aventura, ou seja, assistir ao filme
“O Pequeno Príncipe”, dirigido por Mark Osborne.
Nesse momento, nos envolvemos, nos emocionamos, com a história de uma
menina que deveria seguir uma rotina previamente estabelecida pela mãe para que
pudesse ser aprovada em prova de seleção de uma renomada escola. Ainda, no percurso
de mudança (de residência e de implantação da nova rotina), ela encontra um novo
amigo, que lhe apresenta um mundo repleto de cores, de imaginação, de alegria.
Nessa perspectiva, não poderíamos deixar de registrar esse momento...
Esse não foi o momento final da nossa aventura, mas a parte intermediária da
jornada, porquanto, o passo seguinte foi a realização do Segundo Seminário de Estudo,
isso é, reflexão e análise da construção do discurso verbo-visual (filme), identificando
pontos de proximidade e de distanciamento com a obra “O Pequeno Príncipe”, de
Antoine De Saint-Exupéry.
A próxima parada será a construção de uma resenha acerca das obras. Como será
a produção textual dos estudantes?