A superficialidade do conteúdo que “se aprende na internet” é uma realidade na educação básica do Brasil. A busca por superar esse obstáculo propiciando uma experiência de pesquisa e protagonismo na construção do conhecimento resultou no trabalho com artigos em bases de dados renomadas (Scielo e Pubmed) com os alunos do terceirão do Ensino Médio. Com a Professora Renata Confortin na disciplina de Biologia foram motivados a pesquisar o tema que lhes fosse mais interessante dentro do campo da Engenharia Genética utilizando alguns filtros (língua, data, periódico, tipo de manuscrito) e descritores. Assim, identificaram um artigo atualizado, o estudaram (na forma e conteúdo) e socializaram à turma. Surpreendente foram os assuntos trazidos, a busca e a apresentação de artigos até mesmo na língua inglesa e, sobremaneira, o encantamento pela tarefa. Resultado? O próximo passo será a produção, pelos alunos, de um artigo de revisão. E esse é só o começo de uma pequena inserção no mundo rico da ciência produzindo conhecimento com significado e protagonismo, desde o ensino médio.