Arte rupestre é o termo que denomina as representações artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre. Essas representações tinham várias funções, como registrar a vida cotidiana, comunicar informações, expressar crenças e rituais, e delimitar territórios.
As professoras, Ariani, Maria Carolina e Susani, juntamente com os alunos dos quartos anos, por meio de papel pardo, folha A3, tinta (criada a partir da mistura de cola branca e alguns recursos da natureza como colorau, terra, folhas, plantas, páprica e açafrão) realizaram uma atividade referente a disciplina de História, na qual, a proposta era que os alunos elaborassem pinturas rupestres, representando a forma como os primeiros seres humanos e seus ancestrais se comunicavam, antes mesmo da invenção da escrita.
Nas artes, os alunos registraram atividades antigas realizadas no dia a dia pelos povos, bem como algumas informações importantes sobre os perigos que existiam nos locais onde habitavam.
Desse modo, os alunos puderam vivenciar na prática, de uma forma breve, uma das primeiras formas de comunicação criada pelos nossos ancestrais.