O Colégio Gabriel Taborin tem se destacado ao implementar metodologias ativas e o uso de tecnologias de informação no processo de ensino-aprendizagem. Nas disciplinas de História e Geografia (Ensino Fundamental II e Ensino Médio), a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tem sido utilizada sob a orientação do professor Cleiton Antonio Rossetto, os alunos participam de atividades no Laboratório Maker (Fab Lab), um espaço voltado para o aprendizado prático e colaborativo, onde os alunos assumem um papel ativo na construção do conhecimento. Entre as atividades realizadas, destacam-se os Seminários de Leitura, onde os alunos apresentam e discutem conteúdos de forma crítica, além da produção de infográficos e mapas mentais, ferramentas que auxiliam na organização e visualização de informações complexas. As aulas interativas, mediadas pelas tecnologias da informação, promovem um ambiente dinâmico e envolvente, estimulando o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes. O uso dessas metodologias e tecnologias no Laboratório Maker tem promovido uma aprendizagem significativa, ao integrar teoria e prática de maneira inovadora. Segundo o professor Cleiton, “as ferramentas digitais e as metodologias ativas tornam o processo de ensino mais atraente, desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI, como a criatividade, a comunicação e a resolução de problemas sociais e ambientais".