O intercâmbio entre escolas de países diferentes é uma oportunidade valiosa para promover o enriquecimento cultural, a prática de uma nova língua e o desenvolvimento de uma mentalidade global nos estudantes.
O Colégio Gabriel Taborin, dando início ao Projeto “Taborin pelo Mundo”, realizou um intercâmbio para o país vizinho, Uruguai, onde se visitou a capital Montevidéu e a cidade de Punta Del Este.
Participaram da experiência 24 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, que foram acompanhados pela Diretora Janaina Betineli, pela Coordenadora Raquel Ferlin e pelo Coordenador de Pastoral Professor Josué Frizon.
No primeiro dia, 09 de setembro, em Montevidéu, a visita começou pela Escola Sagrada Família, na Aguada, região central da capital, e seguiu para o Colégio San Juan Bautista, ambos pertencentes à Rede Safa. Nas duas instituições, o grupo foi recebido pela direção e professores e teve a oportunidade de conhecer as dependências, além de interagir com os alunos e participar de algumas aulas. No final do dia, seguiu-se para conhecer a Rambla, uma avenida que costeia o Rio da Prata. Nesta bela atração turística, muitos registros fotográficos foram feitos.
No segundo dia, os alunos de Marau participaram de jogos e atividades de integração com os alunos da Escola Sagrada Família, no Centro Deportivo La Sagrada Família. Aproximadamente 200 jovens trocaram conhecimentos e fortaleceram os laços entre os dois países, além de se divertirem muito. O encontro finalizou com um almoço (hamburguesa) e de sobremesa doces típicos uruguaios e brasileiros. À tarde, o grupo pode conhecer o Centro Histórico e a Catedral de Montevideo, andou pelas ruas e comprou souvenirs.
No retorno ao Brasil, o grupo visitou a Casapueblo, em Punta Ballena, passou na cidade de Punta del Este, parando no famoso monumento “Mano”, na Praia Brava, e seguiu para o Chuy para fazer umas compras. O desembarque em Marau foi na quinta-feira, 12-9, próximo às 9h da manhã.
Durante o intercâmbio, os alunos vivenciaram diferentes sistemas educacionais, adquiriram habilidades sociais e emocionais, como empatia e adaptabilidade, além de ampliar suas perspectivas sobre o mundo.