Durante o primeiro trimestre do ano letivo, os alunos do ensino fundamental II, na disciplina de Língua Portuguesa, participaram do projeto de leitura #taborinlendo. Com o auxílio da plataforma de leitura “Árvore” eles puderam escolher a obra que gostariam de ler.
A turma 61 escolheu a obra do autor Lyman Frank Baum “O mágico de OZ”, um clássico da literatura, que nos mostrou a importância de enfrentarmos nossos medos .
A turma 62 leu “A lenda de Aang” dos criadores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko, livro apresentado no formato de quadrinhos empolgou os alunos para realizar a leitura.
Já os alunos da turma 71 leram “Por um corredor escuro” de Lois Duncan, e envolveram-se nos mistérios de Blackwood.
E por fim, a turma 72 leu “Assassinato na biblioteca” de Helena Gomes, história inicia com o assassinato de Lara durante o regime militar, e alterna para o ano de 2007.
Após as leituras, a professora Raquel Marodin Colvara sugeriu a gravação de vídeos, os quais deveriam conter as principais informações sobre a obra trabalhada. As gravações ficaram sob responsabilidade da Paola, do setor de marketing.
Outras turmas também realizaram trabalhos interessantes. Sob responsabilidade da professora Catiana Dallacort Lodi, a turma 81 trabalhou com a obra “Um de nós está mentindo”, de Karen M. McManus, cuja história se passa em um colégio e busca desvendar o mistério sobre quem teria matado Simon, afinal, ele dava muitos motivos para que o vissem morto.
A turma 82 optou pela fantástica história de “Enola Holmes e o caso do Marquês desaparecido”, de Nancy Springer, fazendo uma mescla de pesquisa sobre Londres e encenando partes da história, tudo compilado em um lindo vídeo organizado pelos próprios estudantes.
Os alunos da turma 91 também escolheram “Enola Holmes e o caso do Marquês desaparecido”, de Nancy Springer. A abordagem, porém, foi quanto à força da protagonista, a superação feminina e a importância da leitura, tudo mostrado em uma bela apresentação sincronizando vozes e imagens.
Para concluir as turmas do fundamental 2, a turma 92 leu a obra “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig, fazendo uma magnífica analogia entre os arrependimentos enfrentados pela protagonista e a criação do Livro dos Arrependimentos da turma 91, cheio de encantamentos pelas ideias trazidas e a confecção do livro em si.
O primeiro ano do ensino médio também fez a leitura do livro “A biblioteca da meia-noite” havendo utilizado, para a atividade, a obra on-line disponível na Plataforma Árvore, que neste ano passou a fazer parte do acervo literário do Colégio Gabriel Taborin. Sob a orientação do professor Hercílio Fraga de Quevedo, os alunos realizaram um vídeo/divulgação da obra e participaram de uma avaliação individual escrita, por meio da qual puderam apresentar suas impressões a respeito da instigante narrativa.
Confira os vídeos no link: https://drive.google.com/drive/folders/10wsYlrahpQlrS7xsggwL-Hb1KIofhemn?usp=sharing