Através de relatos impactantes e sinceros, pessoas comuns expressam espontaneamente suas opiniões sobre amor, vida, desigualdades, medos, angústias e esperanças em relação ao futuro. Adultos, jovens, crianças e idosos foram questionados sobre esses e outros assuntos pelos alunos do ensino médio do Colégio Gabriel Taborin, resultando em um documentário produzido na disciplina de História sob a supervisão do professor Cleiton Antonio Rossetto.
Inspirados no documentário “Human: uma viagem pela vida” do diretor e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, os alunos experimentaram o processo de produção cinematográfica. Foram meses de preparação para organizar o produto audiovisual, montar o roteiro, realizar as entrevistas e editar as filmagens. O produto final foi exibido entre as turmas, proporcionando uma reflexão sobre as questões que permeiam a existência humana.
A exibição e produção de documentários, curtas e longa-metragens em sala de aula busca incorporar ao ambiente escolar novas práticas de produção de conhecimento. O trabalho de documentaristas pode ser relacionado ao trabalho de historiadores, sociólogos e antropólogos, que utilizam a experimentação científica e o método da história oral para organizar e sistematizar dados e interpretações sobre a realidade social. A utilização deste tipo de material em sala de aula permite o consumo de produtos culturais e inovações científicas, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades diversas no âmbito das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Além de fomentar um entendimento mais profundo das questões sociais, políticas e culturais, a integração do cinema na educação auxilia na formação de uma visão crítica e reflexiva. Os estudantes não apenas absorvem conhecimento teórico, mas também aplicam na prática o método científico, desenvolvendo habilidades técnicas e analíticas que são fundamentais para a compreensão da complexidade da vida humana e social. Ao engajar os alunos em atividades práticas de produção cinematográfica, proporcionamos uma compreensão mais humanista da realidade social, preparando os estudantes para serem cidadãos conscientes e ativos na sociedade.