A prática de jogos de tabuleiro está incluída nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo o xadrez uma ótima ferramenta pedagógica apta a recrutar as capacidades cognitivas.
No Colégio Gabriel Taborin, em 2006, o xadrez começou a ser trabalhado nas aulas como jogos matemáticos com objetivo de melhorar o desempenho dos alunos. O sucesso e aceitação foi tão grande que o colégio incluiu a disciplina em sua grade curricular Em 2007, o colégio realizou seu 1° Campeonato interno de Xadrez com algumas turmas do ensino fundamental.
Desde então, o evento é realizado anualmente. Atualmente, participam os alunos do 5° ao 8° ano, divididos em três categorias: Aprendiz, Intermediária e Campeã. A organização e execução dos campeonatos sempre fica a cargo dos veteranos do 9° ano, orientados pela professora Helena Cavalcante.
Em 2020, mesmo com as aulas presenciais suspensas, o evento aconteceu no formato on-line, através da plataforma digital de ensino Google for education. Dessa forma, foi possível implementar a 1ª edição virtual do Campeonato de Xadrez, a qual contou com a participação de 100 enxadristas e foi um sucesso.
O histórico acima citado foi retirado de uma pesquisa documental realizada pelas alunas do 9° ano do colégio, Betina Ballardin Somacal, Betina Basso Risson, Sarah Paludo Burille e Valentina Tramontina Vivan.
FONTES:
https://m.facebook.com/ColegioGabrielTaborin/https://m.facebook.com/ColegioGabrielTaborin/
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/20/o-xadrez-como-alternativa-pedagogica-no-ambito-escolar
FONTES