Colégio Gabriel Taborin

OFERECEMOS 
TAMBÉM

Como as plantas conseguem água e luz em ambientes tão diferenciados?

Será que quando temos muita água ou pouca água nesses locais, as plantas são iguais? E com muita ou pouca luz?

As turmas de 2º ano, na disciplina de Ciências, orientadas pelas professoras Cristiane, Daiane e Maristela, buscam desenvolver com seus alunos algumas habilidades, a capacidade de atuação no mundo e autonomia, promovendo situações nas quais os alunos possam explorar, fazer relações com o meio, apresentando suas concepções prévias dos assuntos e exponham suas percepções/conclusões.  

Um dos estudos desenvolvidos foi em relação à vida das plantas. Os alunos seguiram as orientações didáticas culminando com um experimento desenvolvido em aproximadamente 20 dias. Foram seguidos vários estágios do desenvolvimento de plantas desde o plantio das sementes.

No decorrer das atividades foram ampliando o conhecimento sobre as partes que às compõem, a importância da luz do Sol para produzirem seu próprio alimento e se desenvolverem, que precisam de água, que elas respiram, têm existência de um ciclo vital, assim como nós, seres humanos, logo são seres vivos.

Os alunos puderam perceber que a luz é necessária para o fornecimento de energia para as plantas. A falta da luz não interferiu no início da germinação da semente, mas  comprometeu o desenvolvimento das folhas, que se tornaram mais amareladas ao final do tempo estipulado de observação e acompanhamento. A quantidade de água nas regas também interferiu na germinação das sementes. “Tivemos sementinhas afogadas!”, disseram alguns.

Ao final desta experiência, muito foi possível aprender e diferentes resultados foram apresentados. Alguns alunos gostaram tanto da atividade que decidiram seguir cuidando das suas plantinhas por mais tempo. Profes e alunos aprendendo juntos, sempre!

Confira alguns resultados dos nossos dedicados pupilos!

 

noticia-03
noticia-02
noticia-cris
WhatsApp-Image-2021-05-28-at-165336
WhatsApp-Image-2021-05-28-at-165337-1