Colégio Gabriel Taborin

OFERECEMOS 
TAMBÉM

No início do primeiro semestre os estudantes da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio tiveram a oportunidade de escolher seu caminho de aprendizagem nos itinerários formativos. Puderam optar entre duas trilhas específicas: Strike a pose: nossa vida em rede (área de linguagens e suas tecnologias) e Problema em xeque: táticas de resolução (área de matemática e suas tecnologias).

 

Aprendendo sobre linguagem a partir das redes digitais de comunicação

Na trilha Strike a pose: nossa vida em rede (onde fui o educador orientador), os estudantes se desafiaram a compreender o funcionamento das diversas linguagens usadas no ambiente digital; analisar problemas sociais surgidos na era digital; e propor soluções e ações criativas para problemas e questões sociais característicos da era digital.

Nessa trilha, discutimos o impacto social e psicológico do ambiente digital em nossa vida, buscando compreender o histórico e funcionamento dele, seus limites e as críticas vinculadas a seu uso, bem como as projeções para o futuro. 

 

Empreendendo com a linguagem

Além da aprendizagem de conteúdos da área de linguagens, os estudantes foram motivados a realizar um projeto de uma agência de conteúdo digital. Organizados em três grupos, cada grupo investigou o que é uma agência de conteúdo digital, o que faz, como se organiza, como se relaciona com os clientes, como usa diferentes expressões linguísticas para produzir conteúdo etc. 

Depois de os grupos estarem estruturados e com o planejamento em mãos, cada grupo estruturou sua própria agência de conteúdo digital, formulando seu plano de negócio, definido seu público, clientes, estratégia, organização funcional, marca, identidade visual entre outros. 

Em seguida, colocaram a "mão na massa", e passaram a construir o site da sua agência (usando o Google Sites) onde, além de apresentar a agência, desenvolveram conteúdos em texto, imagem e vídeo para uma campanha de um cliente fictício.

Nem é preciso relatar que foi muito trabalhoso, mas também muito divertido e envolvente.

 

Avaliando e compartilhando as aprendizagens

Depois de termos "trilhado" os caminhos de aprendizagem dos conteúdos e exercitado a aplicação das aprendizagens, realizamos no dia 07/07 uma atividade de autoavaliação da trilha, onde discutimos o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e apresentamos críticas e sugestões. Os estudantes avaliaram os conteúdos da trilha, a atuação do educador, a atuação deles mesmos e o exercício prático de construção da agência de conteúdo digital. Depois de cada um elaborar sua autoavaliação, discutimos em grupo. Foi um momento muito importante para que cada um pudesse avaliar seu engajamento nas atividades propostas.

Gostaria de destacar alguns trechos exemplares de algumas das autoavaliações dos estudantes:

 

"[...] nosso grupo, apesar de não nos conhecermos antes, trabalhamos bem em conjunto".

"[...] a construção da agência teve grande parcela de ajuda no aprendizado, pois as atividades demandaram fazer pesquisa [...]"

"o modo de ensino foi muito apropriado, sendo uma maneira que prende a atenção [...]"

"[...] poderia ter me engajado mais nas tarefas, porém, mesmo assim, sempre fiz minha parte nos trabalhos."

"[...] gostei muito dos temas e conteúdos trabalhados, pois são temas necessários e comuns em nossas vidas."

"[...] o que mais me atrapalhou foi ter dificuldade de usar certas ferramentas do computador."

"Os conteúdos propostos, em sua maioria, foram divertidos e estimulantes para todos, resultando em projetos interessantes em todos os grupos."

"A ideia de criar uma empresa e um site de conteúdo é muito complexa e detalhada; o principal problema foi o excesso de atividades para pouco tempo."

"Aprendi muito com a trilha e consegui ir evoluindo conforme o passar das aulas [...]". 

"[...] eu acho que me empenhei, mas faltou mais organização".

"Eu demorei um pouco para ingressar, mas acredito que quando consegui voar não parei mais."

"[...] sem o acompanhamento do professor não teríamos terminado nosso trabalho ou teríamos 'surtado' no processo."

"[...] tivemos que pensar em como nos comportar como uma agência de verdade, resolvendo os problemas que elas podem enfrentar [...]".

"É preciso que os membros do grupo tenham uma colaboração mútua para se ter um resultado harmônico."

Na autoavaliação pudemos perceber que um dos principais desafios para os estudantes foi a gestão e organização interna dos grupos. Eles perceberam que liderar e promover o engajamento e a responsabilidade não é fácil. Penso que, para além dos conteúdos, este tenha sido um dos maiores aprendizados: a experiência de autogerir as atividades dos grupos. Mas, com orientação e auxílio, todos os grupos fizeram excelentes trabalhos (respeitando as habilidades e competências de cada um), tanto no aprofundamento dos conteúdos quanto nas atividades da agência de conteúdos.

Na próxima sexta-feira (14/07) faremos a apresentação dos resultados das aprendizagens e das atividades práticas para toda a comunidade escolar. Será um momento realizador, de convivência e partilha. 

Deixo uma pequena amostra de como os sites das agências de conteúdo ficaram, ao menos uma prévia de parte da página inicial.

Parabéns para todos/as!

 

Prof. Diego Ecker

Professor orientador da trilha Strike a pose: nossa vida em rede

diego-01
diego-04
diego-3
diego-02