Colégio Gabriel Taborin

OFERECEMOS 
TAMBÉM

A memória é a capacidade de lembrar dos fatos e das experiências vividas pelos indivíduos em sociedade. Ela pode ser dividida em duas categorias: a memória pessoal, que são as lembranças que cada indivíduo carrega consigo através de suas vivências e a memória coletiva que pertence ao domínio de toda a sociedade. Através da memória coletiva os seres humanos criam vínculos e identidades entre si, por meio da história, da linguagem, das expressões culturais e religiosas. Dessa forma, as experiências individuais, familiares e comunitárias se integram à história da humanidade.

Na disciplina de História, do Professor Cleiton Antonio Rossetto, os estudantes das turmas 251 e 252 experienciaram o trabalho historiográfico através da pesquisa com fontes primárias sobre as suas memórias familiares. Para realizar o trabalho foi necessário debruçar-se sobre uma série de fontes, entre elas, as fontes escritas (jornais, documentos oficiais, documentos pessoais, cartas, inventários, diários, cadernos escolares, cadernos de receitas, entre outros); fontes visuais (fotografias, pinturas, filmes); e as fontes orais (entrevistas, depoimentos).

 O trabalho com as fontes primárias foi o primeiro passo desenvolvido. Nessa etapa da pesquisa é fundamental compreender o que os documentos dizem ao historiador, perguntando-se sobre o contexto em que a fonte se encontra. Após é necessário construir hipóteses e desenvolver argumentos para explicar o que foi descoberto através da análise. Por fim é necessário construir uma narrativa histórica, construindo relações entre a história e as novas descobertas historiográficas.

Para construir a pesquisa “Memórias”, os alunos estudaram ao longo do trimestre os fundamentos da História enquanto ciência, investigando como é feita a escrita da História e como os historiadores a pesquisam e desenvolvem hipóteses e argumentos para explicar o passado através das fontes. O resultado da pesquisa foi a confecção de um livro de memórias familiares. A atividade teve o objetivo de aproximar os alunos de sua história familiar e local, a fim de criar um sentimento de pertencimento e de compreender o papel de cada um na construção da história.

noticia historia