Atualmente existe consenso entre professores de Biologia, alunos e profissionais envolvidos com a área da educação de que o ensino de Botânica passa por graves problemas na escola básica. Diversos estudos realizados identificaram que boa parte dos professores de Ciências e Biologia não utilizam métodos viáveis ao pleno entendimento dos conteúdos básicos de Botânica, causando uma grande defasagem no conhecimento desta importante área - o fenômeno da “Cegueira Botânica”. Mas, na busca por diferenciar-se dessa realidade as aulas de Botânica no 2º ano do Médio Taborin são para lá de diferenciadas. A observação in loco e as aulas práticas de análise macro e microscópica de estruturas vegetais, no (novo) Laboratório de Ciências do Colégio, estão qualificando o ensino de Biologia e, particularmente, potencializando o aprendizado de Botânica. Confere-se nas imagens as aulas de estudo da anatomia e fisiologia de folhas - órgão principal de realização da fotossíntese e com interesse econômico, médico e ecológico a ser conhecido e explorado.