Pular para o conteúdo

Safa Gabriel Taborin

Edit Content
Área do Aluno
Segmentos
Acesso Rápido
Segmentos
Acesso Rápido
Edit Content
Área do Aluno
Segmentos
Acesso Rápido
Segmentos
Acesso Rápido

Nossa História

Desde 1963...

Os Irmãos da Sagrada Família chegaram a Marau no dia 13 de dezembro de 1963, quando os irmãos Guido Lumini, Júlio Folladosa e Manuel Alves vieram do Uruguai e formaram a primeira comunidade em terras brasileiras. Junto com eles veio mais um grupo de irmãos do Uruguai que permaneceu em Marau durante dois meses para a instalação da nova comunidade. No ano de 1965 incorpora-se à comunidade o ir. Santos Diez que também veio da Província da Argentina e permanece entre nós até hoje.

Coordenadora: XXX (email de xxx)
Orientadora Educacional: yyy (email de yyy)
1966
As origens

No ano de 1966 os irmãos transformam uma sapataria em escola e casa de formação que funcionam até o ano de 1968. Durante dois anos, os irmãos trabalham simultaneamente em Marau e em Vila Maria. Compraram um prédio com as quatro paredes e o telhado que seria o futuro seminário da Diocese de Passo Fundo, adaptaram-no às funções escolares, residência dos irmãos e seminário cujas atividades estenderam-se por mais de 20 anos. A ida para Vila Maria aconteceu em 1969 com a dedicação dos irmãos às atividades escolares e formação dos candidatos à Vida Religiosa.

1998
O seminário de Vila Maria

O seminário de Vila Maria, construído no estilo arquitetônico dos seminários diocesanos e religiosos típicos de décadas anteriores, situou-se dentro de um imóvel rural completo, com atividades agrícolas como criação de gado e suínos, produção de milho, soja e trigo, produção de ovos e hortaliças etc. Com períodos nos quais o número de aspirantes chegou a 100, a atividade agrícola forneceu grande parte dos gêneros alimentícios consumidos e plataforma para o exercício do trabalho dos irmãos e aspirantes.

Em 1981 foi autorizado o funcionamento do antigo segundo-grau que se acrescentou o educandário já existente. No ano de 1983 incorpora-se à comunidade de Vila Maria o seminário maior, com um grupo de candidatos à Vida Religiosa que frequentaram o segundo-grau, com um grupo em cada uma dessas séries.

2004
A construção

Com a instalação de uma Escola Estadual em Vila Maria, as atividades escolares encerraram-se no ano de 1990, e no ano seguinte, por conta da solicitação da comunidade marauense, a Escola Gabriel Taborin é transferida para Marau, marcando o retorno dos irmãos àquela cidade. As atividades escolares começam no ano de 1991 no prédio da Escola Municipal Pedro Rigo, onde funcionou até 1994. No ano de 1992 começa a construção da residência e em junho de 1993 os irmãos transferem a residência para Marau, estabelecendo-se a comunidade religiosa e a casa de formação. Em 1995 a Escola Gabriel Taborin transfere-se para um prédio próprio e entre os anos 2000 e 2006 é gerenciada pela Cooperativa Escola Gabriel Taborin. A escola é reassumida pela Associação Brasiliense de Educação em 2007.

2010
Criação da FABE

Com reinvindicação da comunidade local, os irmãos, através da entidade jurídica Associação Brasiliense de Educação, lideram a criação de uma faculdade local. Após encaminhamentos devidos e visita oficial do Ministério da Educação e Cultura, é autorizado o funcionamento do curso de Administração Escolar no dia 7/11/2001 e no segundo semestre de 2002 começam as atividades acadêmicas normais. O MEC reconhece o curso de Administração Industrial em 1/11/2006 e a FABE oferece o curso de Pedagogia para o segundo semestre de 2005. Do ano de 2007 em diante são oferecidos vários cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, tais como Gestão Empresarial e Liderança, Gestão de Pessoas, Estratégias de Aprendizagem, Gestão Escolar etc. No ano de 2012 são acrescentados os cursos tecnólogos de Secretariado Executivo e Recursos Humanos para a comunidade local.

2022
Dias atuais

Já há vários anos, a obra dos Irmãos da Sagrada Família, em Marau, é formada pela Escola Gabriel Taborin e pela FABE, cada uma caminhando com as suas atribuições específicas e interagindo nas áreas pedagógica, cultural, epistemológica, física... Os desafios são comuns na educação humanizadora, na qualificação do processo de ensino-aprendizagem, na presença e na educação significativa e na qualificação do quadro docente.