Pular para o conteúdo

Safa Gabriel Taborin

Edit Content
Área do Aluno
Área do Professor
Segmentos
Acesso Rápido
Área do Aluno
Área do Professor
Segmentos
Acesso Rápido
Edit Content
Área do Aluno
Área do Professor
Segmentos
Acesso Rápido
Área do Aluno
Área do Professor
Segmentos
Acesso Rápido

Acolhimento, identidade e pertencimento marcam a primeira semana dos 3º anos

A primeira semana de aula das turmas de 3º ano (231, 232, 233 e 234) do Ensino Fundamental foi marcada por momentos de acolhimento, escuta e construção de vínculos, inspirados pelo lema “Plurais e Originais – Somos Nazaré”.

Como proposta inicial, os estudantes foram convidados a representar, por meio de desenhos, suas famílias dentro de casinhas, respeitando suas vivências, histórias e diferentes formas de constituição familiar. As produções deram vida às portas das salas, que foram transformadas em verdadeiras “casas de acolhimento”, simbolizando que cada criança tem seu lugar na escola.

A atividade também favoreceu importantes reflexões sobre pertencimento, respeito às diferenças e valorização da identidade de cada aluno, fortalecendo o vínculo entre escola, criança e família desde o início do ano letivo.

Complementando a proposta, as turmas construíram um painel coletivo em formato de quebra-cabeça, no qual cada peça, única e especial, representa um estudante. Juntas, as peças formam uma grande obra, reforçando a ideia de que, mesmo sendo diferentes, todos são essenciais para a construção do grupo.

Mais do que uma atividade artística, a proposta possibilitou o desenvolvimento de valores como empatia, cooperação e respeito, consolidando o ambiente escolar como um espaço de acolhimento, onde cada criança é reconhecida em sua singularidade.