A prática de contar histórias é uma das maneiras mais eficazes de despertar a curiosidade, fomentar a criatividade e estimular a empatia nos alunos, ajudando-os a entender diferentes perspectivas e sentimentos. Pensando nisso, na semana da criança, tivemos um momento de contação de história, para o qual foi escolhido o livro infantil “A Menina da Cabeça Quadrada” de Emília Nuñez que conta a história de Cecília, uma menina que, ao passar muito tempo em telas (tablet, celular, TV), acorda com a cabeça quadrada. A avó de Cecília a incentiva a resgatar brincadeiras, como bola, ioiô, pião, bolhas de sabão entre outras, para “desquadradizar” a sua cabeça e voltar a ter espaço para ideias. O objetivo desta contação de história, além de divertir, foi incentivar o equilíbrio entre o uso de tecnologias digitais e as brincadeiras tradicionais na infância, mostrando a importância de atividades ao ar livre, o desenvolvimento da criatividade e o fortalecimento dos laços afetivos, para que as crianças não fiquem presas às telas.






