A atividade com tintas naturais proporciona experiências sensoriais por meio da exploração livre de pigmentos produzidos com alimentos como café, feijão, beterraba, camomila, açafrão, colorau, erva-mate e cacau. Essa proposta estimula a percepção tátil, visual e motora das crianças, favorecendo a expressão de emoções e a descoberta de diferentes cores, aromas e consistências. Além disso, amplia o repertório sensorial, respeitando o ritmo e as preferências individuais de cada bebê.
As crianças bem pequenas desenvolvem a coordenação motora ampla e fina através de toques, pinceladas e movimentos com as mãos. A atividade favorece a expressão e a comunicação não verbal, permitindo que manifestem curiosidade, façam escolhas e expressem reações durante a exploração.
O contato com materiais naturais e seguros possibilita ampliar o repertório sensorial, incentivando também a autonomia ao permitir que cada criança escolha as cores, as formas de manipular e o tempo de participação. A percepção visual é estimulada por meio da observação de contrastes e combinações de cores naturais.
Berçário I — Professora Lizete da Silva.





