História

 Os Irmãos da Sagrada Família chegaram a Marau no dia 13 de dezembro de 1963, quando os irmãos Guido Lumini, Júlio Folladosa e Manuel Alves vieram do Uruguai e formaram a primeira comunidade em terras brasileiras. Junto com eles veio mais um grupo de irmãos do Uruguai que permaneceu em Marau durante dois meses para a instalação da nova comunidade. No ano de 1965 incorpora-se à comunidade o ir. Santos Diez que também veio da Província da Argentina e permanece entre nós até hoje.

Ir. Julio 1964                        Marau 1965 - Aspirantes

No ano de 1966 os irmãos transformam uma sapataria em escola e casa de formação que funcionam até o ano de 1968. Durante dois anos, os irmãos trabalham simultaneamente em Marau e em Vila Maria. Compraram um prédio com as quatro paredes e o telhado que seria o futuro seminário da Diocese de Passo Fundo, adaptaram-no às funções escolares, residência dos irmãos e seminário cujas atividades estenderam-se por mais de 20 anos. A ida para Vila Maria aconteceu em 1969 com a dedicação dos irmãos às atividades escolares e formação dos candidatos à Vida Religiosa.

Marau GT 1964 Fab sapatos
Marau (1964)- Fábrica de Sapatos

O seminário de Vila Maria, construído no estilo arquitetônico dos seminários diocesanos e religiosos típicos de décadas anteriores, situou-se dentro de um imóvel rural completo, com atividades agrícolas como criação de gado e suínos, produção de milho, soja e trigo, produção de ovos e hortaliças etc. Com períodos nos quais o número de aspirantes chegou a 100, a atividade agrícola forneceu grande parte dos gêneros alimentícios consumidos e plataforma para o exercício do trabalho dos irmãos e aspirantes.

Em 1981 foi autorizado o funcionamento do antigo segundo-grau que se acrescentou o educandário já existente. No ano de 1983 incorpora-se à comunidade de Vila Maria o seminário maior, com um grupo de candidatos à Vida Religiosa que frequentaram o segundo-grau, com um grupo em cada uma dessas séries.

Vila Maria colgio e residncia 1978
Vila Maria (1978) - Colégio e Residência

Com a instalação de uma Escola Estadual em Vila Maria, as atividades escolares encerraram-se no ano de 1990, e no ano seguinte, por conta da solicitação da comunidade marauense, a Escola Gabriel Taborin é transferida para Marau, marcando o retorno dos irmãos àquela cidade. As atividades escolares começam no ano de 1991 no prédio da Escola Municipal Pedro Rigo, onde funcionou até 1994. No ano de 1992 começa a construção da residência e em junho de 1993 os irmãos transferem a residência para Marau, estabelecendo-se a comunidade religiosa e a casa de formação. Em 1995 a Escola Gabriel Taborin transfere-se para um prédio próprio e entre os anos 2000 e 2006 é gerenciada pela Cooperativa Escola Gabriel Taborin. A escola é reassumida pela Associação Brasiliense de Educação em 2007.

1992 - Construo de Marau 2
Marau (1992) - Construção do Prédio 1

Com reinvindicação da comunidade local, os irmãos, através da entidade jurídica Associação Brasiliense de Educação, lideram a criação de uma faculdade local. Após encaminhamentos devidos e visita oficial do Ministério da Educação e Cultura, é autorizado o funcionamento do curso de Administração Escolar no dia 7/11/2001 e no segundo semestre de 2002 começam as atividades acadêmicas normais. O MEC reconhece o curso de Administração Industrial em 1/11/2006 e a FABE oferece o curso de Pedagogia para o segundo semestre de 2005. Do ano de 2007 em diante são oferecidos vários cursos de Pós-Graduação Latu Sensu, tais como Gestão Empresarial e Liderança, Gestão de Pessoas, Estratégias de Aprendizagem, Gestão Escolar etc. No ano de 2012 são acrescentados os cursos tecnólogos de Secretariado Executivo e Recursos Humanos para a comunidade local. 

Faculdade FABE Marau
Faculdade - FABE 

Já há vários anos, a obra dos Irmãos da Sagrada Família, em Marau, é formada pela Escola Gabriel Taborin e pela FABE, cada uma caminhando com as suas atribuições específicas e interagindo nas áreas pedagógica, cultural, epistemológica, física... Os desafios são comuns na educação humanizadora, na qualificação do processo de ensino-aprendizagem, na presença e na educação significativa e na qualificação do quadro docente etc.

 Capela de Marau  Casa dos Irmos de Marau 2  Colegio Gabriel Taborin de Marau 2
      Capela de Marau          Casa dos Irmãos       Colégio Gabriel Taborin

 

webgiz webmail fabe Facebook bolsa

positivo irmao gabriel conheca