30.11.2020 - Todas vidas importam

O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo o Brasil em 20 de novembro e é instituído no calendário escolar. A data faz referência à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e é um momento para refletir e criar ações sobre as injustiças que aconteceram com a população negra no país e diminuir as desigualdades sociais. Neste mês, os alunos do 5º ao 7º ano, na disciplina de artes com a professora Cristiane Ebone criaram um trabalho inspirados em uma campanha que se propagou nas redes sociais este ano, “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam, em português) e “All lives matter “( todas vidas importam). O primeiro é um movimento ativista internacional que luta contra a violência às pessoas negras, com origem na comunidade negra nos Estados Unidos e que se difundiu para todo mundo, O movimento ficou conhecido nacionalmente por suas manifestações de rua após a morte, em 2014, de dois afro-americanos. Em maio de 2020, o movimento ganhou proporções maiores com a morte de Floyd depois de uma ação policial em Minneapolis, nos Estados Unidos. Milhares de pessoas foram às ruas protestar a favor da vida das pessoas negras no mundo todo. Refletindo sobre o racismo e toda forma de preconceito existente na nossa sociedade os alunos criaram desenhos que representassem o engajamento nessa campanha.

webgiz

webmail