Casa de Brincar

No dia 30 de outubro, às 19h30min, nas dependências do Colégio Gabriel Taborin e FABE, foi inaugurado o espaço Casa do Brincar. A inauguração contou com a presença da palestrante Psicóloga Mônica Ballardin, que falou sobre a importância do Brincar para o desenvolvimento da criança. após o Profº Josué e as alunas do nível II do curso de Pedagogia fizeram uma apresentação, convidando a todos a conhecer a tão esperada Casa de Brincar. As crianças que ali estavam presentes tiveram contação de história e pinturas de rosto.

O projeto Casa de Brincar teve início em 2009 e foi idealizado pela professora Marilene Rauber Ebone, hoje coordenadora do Colégio Gabriel Taborin, que contou com apoio e colaboração das professoras da FABE Ana Claudia De Conto Lazaretti e Cecília Cappelli Razera. Após lançada a ideia, as organizadoras receberam o apoio tanto da direção, quanto da coordenação do Colégio Gabriel Taborin e FABE (curso de Pedagogia), que acolheu o projeto considerando a proposta integradora e dinâmica.

A ludicidade é uma necessidade no desenvolvimento infantil, e não deve ser vista somente como momentos de diversão, ela é indispensável no aprimoramento de várias habilidades como criatividade, socialização, raciocínio, coordenação motora, domínios cognitivos e , afetivos e psicomotores. Assim, a ABE (Associação Brasiliense de Educação, mantenedora dos dois educandários) viabilizou a construção desse espaço, que teve início no primeiro semestre de 2012, utilizando-se de materiais disponíveis no laboratório de Aprendizagem, doações dos professores e acadêmicos das instituições.

A casa de Brincar, enquanto um espaço do Laboratório de Aprendizagem proporciona as acadêmicas do curso de Pedagogia a produção de conhecimento e fortalecimento de vínculos entre a teoria e a prática. Estas utilizarão o espaço em diversas disciplinas e também poderão oferecê-lo aos alunos das turmas onde estiverem estagiando com visitas previamente agendadas.

Já para as turmas que estudam no Colégio Gabriel Taborin, a Casa de Brincar atenderá a necessidade do brincar espontâneo e dirigido que serve como ferramenta de ensino para o desempenho e desenvolvimento integral dos educandos. As brincadeiras trazem benefícios a todas as crianças, proporcionando momentos únicos de alegria, diversão, comprometimento com o aprender e a responsabilidade.

Pensando nisso, a direção, coordenação e professoras organizadoras, das instituições antes mencionadas, almejam a ampliação deste projeto, oferecendo atendimento a comunidade marauense. Isso será possível com a realização de convênios com o poder público municipal e Organizações não-governamentais, que como a ABE tenham em suas atividades o processo de solidificação da Educação.

 

webgiz webmail fabe Facebook bolsa

positivo irmao gabriel conheca